Indústria de Couro

 

 

O couro ou coiro é a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, tais como:

 sapatos, cintos, carteiras, bolsas, malas, pastas, casacos, chapéus, entre outros.

Nos últimos anos, em virtude de ser um material de custo alto, pela tendência da moda e outras exigências da vida moderna, ampliou-se consideravelmente o mercado de materiais diversos, sintéticos e naturais, em substituição ao couro.

Também alcançou grande projeção no mercado o couro reconstituído (“recouro”), um misto de aparas de couro, resinas e outros produtos.

É importante salientar que é proibido por lei o uso da palavra “couro”, como por exemplo, “couro sintético” ou “couro vegetal” para qualquer material que não seja de origem animal, de acordo com a lei 11/211 de 2005.

De qualquer forma, o couro não perdeu sua posição de material nobre, sendo requisitado para a confecção de estofados (moveleiro e automotivo), calçados, vestuário e acessórios (bolsas, cintos, carteiras, maletas, pastas) no mundo inteiro.

O couro bovino é o mais utilizado, devido a ser o mais abundante do mercado e ao preço mais baixo.

O segundo mais utilizado é o couro caprino, devido também à facilidade de obtenção, que torna os preços competitivos, e principalmente pela sua qualidade, que é maior do que a do couro de boi.

Entretanto, também tem crescido a procura pelos couros suíno, ovino e de outras espécies de animais como o jacaré, cobra e leitões, mais recentemente, de rã e peixe.

O sistema Jotec, possui ferramentas de administração e controles visando à eficiência e qualidade em toda a cadeia produtiva, que envolve: compra, armazenagem, industrialização, beneficiamento, venda e distribuição destes produtos.

Preocupados com os controles de armazenamento, produção e comercialização dos seus produtos.

O sistema disponibiliza ferramentas de inspeção e controle de matéria prima, semiacabado e produto final.

Além de controlar a qualidade, disponibilidade e validade; possibilita a rastreabilidade dos componentes e produtos desde sua aquisição, armazenagem e distribuição.