Rotina de Instalação do Sistema JOTEC

Procedimentos

Para a instalação dos módulos Faturamento, Estoque, Contas a Pagar e Contas a Receber no prazo de 15 dias, a Jotec sugere:

a) o apoio de um consultor com experiência em instalação de sistemas integrados, devendo apresentar o seguinte perfil técnico:

• conhecimento básico de estrutura lógica e física de rede de computadores;
• conhecimentos em planilha Excel para tratamento de arquivos;
• experiência em liderar equipes;
• conhecimento nas rotinas financeiras e fiscais de sua empresa;

b) análise de nosso material:

• manuais disponíveis no site – consulta e download;
• instruções sobre equipamentos básicos;
• descritivos das telas e sua utilidade para todos os módulos do SISTEMA JOTEC;
• lembramos que em cada tela do sistema temos manual on-line no ícone

c) em caso de dúvida contatar a Jotec via e-mail, teremos respostas rápidas.

Junto aos itens citados, é imprescindível que este profissional tenha acompanhamento da diretoria, plena disponibilidade de tempo e total dedicação para o projeto, envolvendo a equipe em todas as etapas e nas metas do cronograma.


1ª ETAPA – Estrutura Física / Instalação do Servidor

Itens fundamentais para o início da instalação. Clique aqui para verificar os requisitos dos hardwares para a instalação.:

• Terminais (estações) nas configurações mínimas;
• Estrutura de rede (cabeamento, física, lógica, elétrica);
• Acesso a internet Banda Larga;
• Equipamento a ser utilizado como servidor Linux;
• Roteador;
• Impressoras.

Como primeiro passo, nossa equipe técnica fará a instalação remota do servidor Linux, configuração do roteador e abertura de portas de comunicação.

Clique aqui para verificar os requisitos dos hardwares para a instalação.

Esta 1ª etapa está estimada em 1 (um) dia, levando em consideração que os itens acima estarão disponíveis.


2ª ETAPA – Tratamento de Arquivos a Serem Importados

Aqui iremos utilizar o conhecimento do consultor para a manipulação dos dados em planilha Excel, cujo lay-out está disponível no site. Deverá ser rigorosamente observado o lay-out pré-formatado. Clique aqui para fazer o download das planilhas.

As planilhas a serem preenchidas são:

• Cadastro de Clientes;
• Cadastro de Transportadoras;
• Cadastro de Vendedores;
• Cadastro de Produtos;
• Cadastro de Fornecedores;
• Duplicatas a Receber;
• Duplicatas a Pagar.

Ao receber estas planilhas via internet, a Jotec inicia verificação de conteúdo e formato. Com as planilhas aprovadas será dado o início na instalação da base de dados remotamente.

Clique aqui para fazer o download das planilhas.

Esta 2ª etapa está estimada em 3 (três) dias.


3ª ETAPA – Tabulações de Formulários

A Jotec disponibiliza ferramentas para tabular e adequar formulários de acordo com as possibilidades do padrão Jotec (comuns no mercado). Lembramos que nesta etapa, o ideal é fazer o estritamente necessário para o cumprimento do prazo estipulado.

Relacionamos os principais documentos a serem tabulados:

• Pedido de Venda;
• Nota Fiscal;
• Duplicata;
• Boleto Bancário.
• Para facilitar, a Jotec pré-instala modelos de tabulações que poderão servir como base para utilização ou criação de novas tabulações.

Esta 3ª etapa está estimada em 5 (cinco) dias.


4º ETAPA – Parametrização de Regras de Negócio / Impostos

O sistema JOTEC permite parametrizar regras de negócio,fiscais e administrativas sempre conforme opções Jotec (que são as mais utilizadas no mercado Brasileiro).

Entende-se por parametrização a escolha de condições já estipuladas no sistema, que se adequam ao seu ramo de atividade.

Esta 4ª etapa está estimada em 1 (um) dia.


5ª ETAPA – Atualização do Sistema

Visto que os dados financeiros importados na 2ª etapa são dinâmicos e apresentam mudanças diárias, os usuários deverão atualizar essas informações utilizando o conhecimento adquirido nos treinamentos que mostram as operações básicas dos módulos instalados até esta etapa.

Esta 5ª etapa está estimada em 1 (um) dia.


CRONOGRAMA

Sendo assim, concluímos que:


Observações

1. Lembramos que este não é o momento para criação de novas rotinas ou processos, por isto poderá comprometer o prazo estimado de 10 dias. Sendo que as mesmas poderão ser acrescentadas no decorrer do uso do sistema.

2. Caso as condições aqui descritas por algum motivo não forem atendidas, a instalação pode ainda ser feita, porém com grande comprometimento no prazo e com grande discrepância entre as bases de dados antiga e nova.