Configuração da Impressora no JOTEC

Verifique abaixo os passos para instalação do software.


1. Configurando impressão local

Para configurar impressora nas estações com Windows e no Sistema Jotec, serão necessários 2 passos:


1.a – Configurando no internet explorer

Para utilizar o programa de impressão do sistema é necessário que seja habilitado o “ActiveX”, como será demonstrado a seguir: Primeiramente abra o browser e vá em ferramentas, opções de internet. Como mostra a figura abaixo:

Abrirá uma janela do “Opções de Internet” na tela, nela há várias abas no topo, a segunda delas é “Segurança”, e será onde nós iremos habilitar o “ActiveX” no Internet Explorer. Neste local há uma pequena janela, onde encontram-se as opções: Internet; Intranet local; Sites confiáveis; Sites restritos. Selecione a opção “Sites confiáveis”.

O próximo passo é fazer com que o Internet Explorer identifique o sistema Jotec como um site seguro. Para isso clique no botão “Sites…”, que se localiza abaixo da janela onde selecionamos a opção “Sites confiáveis”.

Abrirá uma nova janela onde o usuário insere os sites considerados confiáveis por ele, o mesmo faremos com o servidor Jotec, mas primeiro devemos desmarcar a flag “Exigir verificação do servidor(https:) para todos os sites”. No campo “Adicionar este site da Web à zona:” colocaremos o IP do servidor Jotec, por exemplo: http://192.168.1.1 .Assim, o Internet Explorer irá identificar o sistema Jotec como um site seguro para acesso. Agora para habilitar o “ActiveX” no browser do seu sistema fechamos a janela dos sites confiáveis clicando em OK e iremos agora em “Nível personalizado…” que abrirá a janela a seguir:

Descendo na barra de rolagem encontraremos as opções para os controladores ActiveX.
No Windows 98/ME as seguintes flags devem ser marcadas como “ativar”:

• Fazer o download de controles ActiveX não assinados.
• Inicializar e executar scripts de comandos ActiveX não marcados como seguros.

Já no Windows XP devem ser marcadas como “Habilitar” as seguintes opções:

• Baixar controles ActiveX não assinados.
• Inicializar e criar script de controles ActiveX não marcados como seguros para script.

Feito isso a janela pode ser fechada clicando em OK. Será feita a seguinte pergunta: “Tem certeza de que deseja alterar as configurações de segurança para esta zona?”, com as opções sim e não, clique em “sim” e a configuração do seu browser estará finalizada.

As alterações feitas serão habilitadas apenas para os sites marcados como seguros, ou seja, apenas o sistema Jotec. Sendo assim, não há necessidade de preocupação em relação a habilitar as opções dos controles ActiveX.


1.b – Configurar no Sistema Jotec

Após feita a configuração da impressora no Windows, e no browser das estações vamos à configuração no sistema para que a impressão local esteja sempre como padrão.
Primeiro vamos ao cadastro de usuários:

No menu principal clique em “Configurações”.

No menu configurações vá em “Arquivo”, “Usuário”.

No cadastro de usuários, sem pesquisar nenhum usuário, clique em “V-Via de Impressão” e a janela a seguir abrirá.

Na janela “Atualização de via de impressão” clique na opção “Local”. E clique no botão “OK”.

Sempre que alguma impressão for feita a opção padrão será “Local”, como mostra a imagem acima para todos usuários.


2. Configurando impressão no Cups

Para instalar uma impressora no Sistema Jotec e estações com Windows, serão necessários 3 passos:


2.a – Configurando a impressora no windows

Se a sua impressora nao estiver instalada e compartilhada,você deve configurá-la na estação windows, com seu devido driver da seguinte maneira:
Na tela principal do windows, clique no BOTÃO INICIAR, em seguida clique em CONFIGURAÇÕES e escolha a opção IMPRESSORAS.

Agora clique duas vezes na opção ADICIONAR IMPRESSORA, você entrará no assistente de instalação do windows,

O próximo passo, é escolher o DRIVER da impressora que estiver conectada na máquina, como por exemplo IMPRESSORA LOCAL e instalação do driver com disco que é fornecido pelo seu fabricante.

Selecione a porta que a impressora foi instalada, se na porta paralela,a opção será LPT1.

Escolha um nome para a impressora, clique em CONCLUIR e imprima uma página de teste. Isso identificará se a instalação foi feita corretamente.

Agora a impressora estará pronta para ser compartilhada na rede, na pasta impressoras, clique com o botão direito do mouse e vá em propriedades, e depois na guia compartilhamento, selecione a opção Compartilhar, e escolha um nome da impressora na rede.Essa parte é extremamente importante para o funcionamento no cups.


2.b – Configurando a impressora no cups

Utilizando o browser de sua preferência em qualquer máquina da sua rede, basta especificar o seguinte endereço: http://192.168.0.100:631 (Se o IP do seu servidor for diferente, substitua o ip do endereço pelo do seu servidor). A seguinte tela deverá se abrir:

Para adicionar um compartilhamento de impressora, dê um clique sobre a opção Manage Printers, e siga os seguintes passos:

Clique em ADD PRINTER para acrescentar um novo compartilhamento de impressora.

Em seguida, você deverá informar o nome do compartilhamento (nome da fila de impressão, escolhido no item 1.f), a localização (hostname do servidor de impressão) e uma breve descrição do compartilhamento.
Escolher um dispositivo para este compartilhamento, Existem três tipos de dispositivos usados para o funcionamento da impressora no jotec;
• Via Samba (Impressora instalada em alguma máquina windows em sua rede)
• App/Socket/Hpjetdirect (Porta paralela do servidor) e
• USB (Porta USB do servidor).
O Via Samba é o dispositivo usado quando a impressora esta configurada em uma estação windows na rede seja na porta paralela ou USB da estação.
O App/Socket/Hpjetdirect é um dispositivo que funciona quando a impressora não está ligada numa estação, e sim num servidor de impressão.
Quando a impressora estiver ligada localmente na máquina SERVIDOR por uma porta USB usaremos o dispositivo USB.

Configurando VIA SAMBA: Configurando via samba você deve especificar o caminho onde a impressora esta instalada, existem 2 meios de configuração, um é usado em máquinas com windows 2000/xp e outro em maquinas com windows 95/98/ME.
No Windows XP/2000: a configuração é feita com o nome do usuario, senha do usuário, (nome e senha do usuario no windows XP..Não é obrigatório a máquina ter senha) nome da estação que esta a impressora e o nome do compartilhamento da impressora, ficando dessa forma: smb://usuario:senha@nomedamáquina/
compartilhamento da impressora e no caso do windows nao ter senha ficaria da seguinte forma :smb://usuario :@ nome da máquina /compartilhamentodaimpressora.

No windows 98/ME: nessas versões do windows não é preciso escrever o nome de usuário e senha mesmo que o windows tenha uma senha. Ficaria da seguinte forma :smb:// nome da maquina /compartilhamento da impressora.

Configurando via App/Socket/Hpjetdirect Configurando via USB (Impressora na porta USB do Servidor.)

Feitas as configurações da porta, o próximo passo será selecionar o fabricante da impressora e o driver, se o fabricante nao estiver na lista do cups você deve escolher a opção RAW.

A impressora está devidamente instalada no cups, imprima uma página de teste para confirmar a instalação.


2.c – Instalação de impressora no JOTEC-WEB

Agora que você já instalou a impressora no WINDOWS e também no CUPS, você deverá habilitá-la no sistema JOTEC-WEB, para isso, acesse o icone do JOTEC-WEB, será aberta a tela de IDENTIFICAÇÃO DE USUÁRIO.

Apenas com o usuário MASTER, será possível fazer o cadastro das impressoras no sistema JOTEC-WEB.
Digite o usuário, sua senha e escolha o link CADASTRO DE IMPRESSORAS, e uma nova tela será aberta.

Na linha CÓDIGO, você deverá preencher com o nome da impressora cadastrada no compartilhamento do CUPS. Deverá estar EXATAMENTE IGUAL, principalmente as letras em maiúsculas e minúsculas.
Clique na figura do DISQUETE para salvar a inclusão dessa impressora. Os outros dados dessa tela são apenas para imples conferência.
Agora você poderá disponibilizar essa impressora para cada usuário, ou seja, você escolherá quais pessoas irão utilizar cada impressora dentro do sistema JOTEC-WEB.
Retornando a tela de IDENTIFIAÇÃO DO USUÁRIO, ainda com a senha MASTER, escolha a opção CADASTRO DE USUÁRIO. Uma nova tela será aberta.

Utilizando a barra de rolagem na lateral da tela ou mesmo pressionando o mouse no link do início da tela chamado “Opções de impressão”, localiza o quadro OPÇÕES DE IMPRESSÃO, conforme o exemplo abaixo:

Escolha a impressora desejada, e o TIPO DE IMPRESSÃO, esse poderá ser GRÁFICO para impressoras jato de tinta ou laser, ou CARACTER para impressoras matriciais. Em seguida clique no botão ATUALIZAR para que essa impressora entre na lista desse usuário. Esse procedimento deverá ser feito para cada usuário que irá utilizar essa impressora.