Indústria Metalúrgica

 

 

Metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos adequados ao uso.

Metalurgia designa um conjunto de procedimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.

A indústria metalúrgica básica compreende cinco grupos de atividades: produção de ferro-gusa e de ferroligas; siderurgia; fabricação de tubos, exceto em siderúrgicas; metalurgia de metais não ferrosos e fundição.

No Estado de São Paulo, nota-se a predominância das empresas ligadas à metalurgia de metais não ferrosos, que respondem por 65,01% do produto dessa atividade, segmento consideravelmente mais forte que a fabricação de produtos siderúrgicos (19,2%), e a fabricação de tubos (15,8%).

As siderúrgicas nacionais também têm poder sobre um dos principais componentes do preço do minério de ferro, que é o frete ferroviário. Muitas empresas têm participação nas ferrovias, o que barateia o escoamento do produto.

A pesquisa revelou também que as empresas brasileiras, por conta das privatizações e dos pesados investimentos em tecnologia, têm condições de concorrer com as empresas norte-americanas.

O sistema Jotec, possui ferramentas de administração e controles visando à eficiência e qualidade em toda a cadeia produtiva, que envolve: compra, armazenagem, industrialização, beneficiamento, venda e distribuição destes produtos.

Preocupados com os controles de armazenamento, produção e comercialização dos seus produtos.

O sistema disponibiliza ferramentas de inspeção e controle de matéria prima, semiacabado e produto final.

Além de controlar a qualidade, disponibilidade e validade; possibilita a rastreabilidade dos componentes e produtos desde sua aquisição, armazenagem e distribuição.