PCP – Planejamento e Controle da Produção

 

Planejamento e Controle de Produção (PCP) é a área que atua nos processos produtivos da indústria.

Controla, de forma precisa, o uso das matérias-primas utilizadas no desenvolvimento de um produto.

Em resumo, o PCP (Planejamento e Controle de Produção) trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, obtendo um maior controle da produção e suas etapas, para que o produto fabricado possa ser entregue na data e quantidade estipulada.


Podemos dizer que o Planejamento e Controle de Produção (PCP) estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

  • 1° O que produzir?

  • 2° Quanto produzir?

  • 3° Onde produzir?

  • 4° Como produzir?

  • 5° Quando produzir?

  • 6° Com o que produzir?

  • 7° Com quem produzir?

Controle de Produção


Saiba como o Sistema Jotec pode lhe auxiliar na administrar e controlar as etapas e os processos da produção de forma simples, ágil e integrada (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas).

Saiba quanto e quais matérias-primas foram utilizadas na produção e tenha um controle de estoque preciso e eficiente.

 Fale Conosco

 

CONCEITO DO PCP (Planejamento e Controle da Produção)

Historicamente, com o desenvolvimento da administração científica, as funções de planejamento e controle da produção, antes exercidas de forma empírica pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizadas em um departamento específico da fábrica, usualmente denominado PCP.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional.

No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda.

Este processo de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

 

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:

– Previsão da demanda

– Planejamento da capacidade de produção

– Planejamento agregado da produção

– Programação mestra da produção

– Programação detalhada da produção

– Controle da produção

 

Gestão Industrial